Linhas de força do contemporâneo na literatura latino-americana – Mestrado 2019.2

Linhas de força do contemporâneo na literatura latino-americana
Ieda Magri
Terças, 16:10 às 19:30 – sala 62 – bloco F

[Textos no xerox do 11]

Ementa: A partir de algumas evidências colhidas na produção literária atual e nas consequentes críticas e teorizações produzidas no continente, o curso buscará ler o que conforma e disforma o que se convencionou chamar de contemporâneo em sua dificuldade mesma de nomeação. O percurso parte das teorias do contemporâneo para cinco linhas de força da literatura: 1) A literatura enquanto procedimento; 2) O mito do escritor em tensão com o autobiográfico ou o autoficcional; 3) A literatura no papel de crítica e/ou teoria; 4) A literatura que reescreve a tradição masculina e/ou nacional; 5) A literatura em seu desejo de ser arte contemporânea.

Pequena incursão num conceito
1 – Lionel Ruffel: Zum, zum, zum — Estudo sobre o nome contemporâneo (20.08) ruffel zum zum

2 – Reinaldo Laddaga e os quatro regimes da arte: Estética da emergência (27.08)
3 – O Indicionário do contemporâneo como uma produção própria do Regime Prático das artes (verbetes O contemporâneo e Pós-autonomia) (03.09)

1 – A literatura enquanto procedimento
4. César Aira e seu pequeno manual de procedimentos + Raymond Roussel, la clave unificada, de Evasión y otros ensayos + Raymond Roussel: Como escribí algunos libros mios (10.09)
5. Alejandro Zambra: Facsímil e Múltipla escolha (17.09) Zambra-Alejandro-Facsimil

2 – O mito do escritor em tensão com o autobiográfico ou o autoficcional
6. César Aira: Biografia + A confissão/La Confesion + Evasión y otros ensaios  (24.09)
7. Tamara Kamenszain: Una intimidad inofensiva, los que escriben con lo que hay + Ecos da minha mãe (01.10)
8. Ricardo Piglia: os diários de Emílio Renzi (Abertura + seleção de algumas entradas) (15.10)-(no dia 08.10 estarei num congresso em Rosário)
9. Silviano Santiago: Em liberdade (22.10)

3 – A literatura no papel de crítica e/ou teoria
10. Roberto Bolaño: 2666, A parte dos críticos (convidado: Guilherme de Carvalho)
11. Roberto Bolaño: Os detetives selvagens, poesia e crítica (convidado: Vitor Felix) (05.11)

4 – A literatura que reescreve a tradição masculina e/ou nacional
12. Gabriela Cabezón Cámara: Las-Aventuras-de-La-China-Iron  (12.11)

Leituras complementares: José Hernandez El martin Fierro/martin fierro + Borges historia do guerreiro e da cativa+ El fin borges-o fim+ Aira Cesar – Ema La Cautiva
13. Ana Martins Marques e o ciclo das Penélopes em Vida Submarina (convidada: Juliana Gelmini) e Ana Martins Marques e a tradição portuguesa (convidada: Natalia Natalino) (19.11)

5) A literatura em seu desejo de ser arte contemporânea
14. Laddaga: Espectaculos-de-realidad+ César Aira Sobre el arte contemporâneo ZAZIE+EDICOES_PEQUENA+BIBLIOTECA+DE+ENSAIOS_CESAR+AIRA_2018 (26.11)
15. Paloma Vidal e o ciclo Em obras + Verônica Stigger O Sul + Marília Garcia Parque das ruínas (03.12)
Avaliação: além do ensaio final, a disciplina prevê uma avaliação a partir das discussões apresentadas pelos inscritos em forma de seminário. Assim, cada inscrito deverá escolher um dos livros do curso para a sua apresentação.
Observação: alguns textos não têm tradução para o português. É recomendável o conhecimento do espanhol.
Bibliografia básica
AIRA. César. La confesión. Buenos Aires: Beatriz Viterbo, 2009.
AIRA, César. Evasión y otros ensayos. Buenos Aires: Literatura Handom House, 2018.
AIRA, César. Ema la cautiva. Buenos Aires: Literatura Handom House, 2015.
AIRA, César. Sobre el arte contemporáneo seguido de En la Habana. Buenos Aires: Literatura Handom House, 2018.
BOLAÑO, Roberto. Os detetives selvagens. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BOLAÑO, Roberto. 2666. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BORGES, Jorge Luis. História universal de la infamia. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
CABEZÓN CÁMARA, Gabriela. Las aventuras de la China Iron. 2.ed. Buenos Aires: Literatura Handom House, 2017.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018
HERNANDEZ, José. Martin Fierro. Madrid: Scipione, 2001.
HERNANDEZ, José. Martín Fierro. Trad. Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991.
KAMENSZAIN, Tamara. Una intimidad inofensiva. Los que escriben con lo que hay. Buenos Aires: Eterna Cadência, 2016.
LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência. A formação de outra cultura das artes. Trad Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
LADDAGA, Reinaldo. Espectáculos de realidad. Ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas décadas. Rosário: Beatriz Viterbo Editora, 2007.
PEDROSA, Célia; KLINGER, Diana; WOLFF, Jorge; CÁMARA, Mário. (org). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte; UFMG, 2018.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emílio Renzi. Anos de formação. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2017.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emílio Renzi. Os anos felizes. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2018.
RUFFEL, Lionel. Zum, zum, zum: estudo sobre o nome contemporâneo. Revista Celeuma, n. 4, maio de 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/celeuma/article/view/87724
ROUSSEL, Raymond. Cómo escribí algunos libros míos. Trad para o espanhol: Traducción de Pere Gimferrer. Publicada originalmente em “Impresiones de África”. Disponível em: http://www.elboomeran.com/upload/ficheros/noticias/russell.pdf
SANTIAGO, Silviano. O falso mentiroso: memórias. Rio de Janeiro: Rocco, 2004
STIGGER, Verônica. Sul. São Paulo: editora 34, 2016.
VIDAL, Paloma. Em obras. Ciclo de palestras performáticas. In: https://cicloemobras.wordpress.com/
ZAMBRA, Alejandro. Facsímil. Facsímil: libro de ejercicios. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2015.
ZAMBRA, Alejandro. Múltipla Escolha. São Paulo: Planeta do Brasil, 2017.

Bibliografia complementar
AZEVEDO, Luciene; MOLINA, Cristian; VIDAL, Paloma. Revista de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 55 (2018): Autoria na Cultura do Presente. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/issue/view/1345
BOLAÑO, Roberto. Entre parenteses. Ensayos, artículos y discursos (1998-2003). Barcelona: Anagrama, 2004.
BOLAÑO, Roberto. Noturno do Chile. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BOLAÑO, Roberto. A literatura nazi nas américas. Trad: Cristina Rodrigues e Artur Guerra. Lisboa, Quetzal, 2010.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
CONTRERAS, Sandra. En torno al realismo y otros ensayos. Rosário: Nube Negra Ediciones, 2018.
GARRAMUÑO, Florencia. La experiencia opaca. Literatura y desencanto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2009.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de laboratório. Estratégias das artes do presente. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LUDMER, Josefina. Aquí América latina. Una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadência, 2010.
MAGRI, Ieda. Sobre a dificuldade de nomear a produção do presente: Rancière e Laddaga. Sem publicação.
MAGRI, Ieda. César Aira e as histórias que se fazem sozinhas. In: MELLO, Luiza Laranjeira da Silva et all (Org). Reinvenções da narrativa. Rio de Janeiro: PUC, 2019.
PEREIRA, Antonio Marcos; SILVEIRA RIBEIRO, Gustavo (org.). Toda a orfandade do mundo. Escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Editora 34, 2005.

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