Prática de Interpretação de Textos I – 2020.1 Regime especial

Ementa: Leituras teóricas sobre a construção da interpretação e exercícios de interpretação a partir de problemas colocados por alguma ficção e poesia recentes.

Todos os textos estão na entrada da disciplina no blog https://iedamagri.wordpress.com/2020/02/11/pratica-de-interpretacao-de-textos-i-2020-1/ e a leitura é indispensável.
As aulas serão em grande parte síncronas, às terças, das 15:10 às 17h e os encontros serão pelo google meet: https://meet.google.com/tng-thqr-txd

Princípios básicos
Aula 1 (15/09) — Modos de ler — apresentação do curso e comentários a partir de um texto de Josefina Ludmer Ludmer-Clases-1985-Algunos-Problemas-de-Teoria-Literaria
Aula 2 (22/09) — Lendo imagens, de Alberto Manguel – capítulo “O espectador comum: A imagem como narrativa”: lendo imagens- Alberto Manguel
Aula 3 (29/09) — Pensar a escrita crítica: Criação e crítica, Eduardo F. Coutinho: Criação e crítica- reflexões sobre o papel do crítico literário, Eduardo Coutinho
Aula 4 (06/10) — Modos de olhar, modos de ler: Fórum de discussão do documentário brasileiro Janela da alma, dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, 2001. Nota 1

Ensaios de olhar: “Bruta aventura em versos”
Aula 5 (13/10) — Ana Martins Marques: poemas selecionados dos livros A vida submarina (2009), Da arte das armadilhas (2011) e O livro das semelhanças (2015). Seleção de poemas de Ana Martins Marques
Aula 6 (20/10) — Angélica Freitas: poemas selecionados do livro Um útero é do tamanho de um punho (2013). Angelica-Freitas-Um-Utero-E-Do-Tamanho-de-Um-Punho
Leitura complementar: Pensamento feminista: conceitos fundamentais, organização Heloísa Buarque de Hollanda ─ “Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista”, de Judith Butler. pensamento feminista conceitos fundamentais – org. Heloisa Buarque de Hollanda
Aula 7 (27/10) — Marília Garcia: “parque das ruínas” do livro homônimo (2018).Parque das ruínas – Marília Garcia + posfácio livro parque das ruínas, por Joana Matos Frias
Sugestão complementar: parque das ruínas (versão ao vivo “tem país na paisagem?”). Disponível no youtube.
Aula 8 (03/11) — Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar, de Maria Lucia de Barros Camargo (Capítulo III Aprendizagem) Atrás dos olhos pardos – Maria Lucia de Barros Camargo
Sugestão complementar: Documentário brasileiro Bruta Aventura em versos, dirigido por Letícia Simões, 2011. Disponível no youtube.

Ensaios de olhar: prosa
Aula 9 (10/11) — Guimarães Rosa: conto “A terceira margem do rio” do livro Primeiras estórias. Guimarães Rosa – primeiras estórias
Aula 10 (17/11) — Machado de Assis: conto “O espelho”.  O espelho Machado de Assis
Aula 11 (24/11) — Graciliano Ramos: capítulos “Mudança” e “Baleia” de Vidas Secas. Vidas Secas – Graciliano Ramos
Leitura complementar: Posfácio “Inferno, alpercata: trabalho e liberdade em Vidas Secas”, de Hermenegildo Bastos. Posfácio Inferno, alpercata trabalho e liberdade em Vidas secas, de Hermenegildo Bastos

Entrega da análise escrita de um texto literário dos autores propostos, articulando com um dos textos teóricos do curso: 27 de novembro, sexta

Aula 12 (01/12) — Contos “A moça tecelã”, de Marina Colasanti e “Os sapatinhos vermelhos”, na versão contada por Clarissa Pinkola Estés. a moça tecelã – Marina Colasanti
Leitura complementar: Mulheres que correm com os lobos: Mitos e históricas do arquétipo da mulher selvagem, de Clarissa Pinkola Estés – capítulo 8 “A preservação do Self: A identificação de armadilhas, arapucas e iscas envenenadas”. Mulheres que correm com os lobos análise os sapatinhos vermelhos – Clarissa Pinkolas Estés
Aula 13 (08/12) — Fórum de discussão de um dos textos do curso. Nota final.

Referências bibliográficas

ASSIS, Machado de. “O espelho”. In: Missa do galo/ seguido dos contos/ O espelho/ …/. Porto Alegre: L&PM, 2012.
BUTLER, Judith. “Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista”. In: Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Organização Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
CAMARGO, Maria Lúcia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
COLASANTI, Marina. Doze reis e a moça no labirinto do vento. São Paulo: Global, 2006.
ÉSTES, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Trad. Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
MARQUES, Ana Martins. A vida submarina. Belo Horizonte: Scriptum, 2009.
______. Da arte das armadilhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
______. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Posfácio de Hermenegildo Bastos. Rio de Janeiro: Record, 2009.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s